Meta: Pesar 70kg

sábado, 10 de março de 2012

Caminhada: minha primeira atividade física


            A caminhada é uma atividade que não tem preconceito, pode ser feita por qualquer pessoa, desde o mais novinho até o mais velhinho. Do mais magrinho ao mais pesadinho (meu caso!)
            No caso dos mais pesadinhos ela é a maior aliada, já que não podemos fazer muito esforço, então inicialmente ela é sempre a atividade física mais indicada. Depois com o passar do tempo vai aumentado nosso condicionamento e principalmente queimando calorias.
            Claro que tudo tem que ser feito de maneira correta, de preferencia com um educador físico (eu!!!!) com planejamento, programação. No inicio fazer poucas vezes na semana, por pouco tempo; pelo menos 30 minutos por dia, 3 vezes na semana; depois de acordo com o progresso vai se aumentando o tempo, a quantidade de vezes e até a velocidade. Quem sabe depois de algum tempo começar a correr.
            A caminhada tem outros benefícios além de queimar as calorias malvadas, ela serve para melhorar a pressão arterial, o condicionamento físico, trabalhar as pernas e bumbum (que bom!).
            O melhor de tudo isso é que você ainda pode praticar em qualquer lugar, se tiver na sua cidade algum parque melhor ainda, assim aproveita e desfruta da paisagem. Pude ir mudando o percurso e os lugares para não enjoar. Quem tiver no litoral pode ir para a praia (como eu), andar na areia fofa e na água queima mto mais calorias, mas também força um pouco mais o joelho então só faça quando estiver mais condicionado ou às vezes, só pra distrair.
            Não gosta de ir sozinha tenta arrastar a amiga (né Amanda?!), ou no meu caso vai com o marido (Gladson vc é um fofo!), mas mesmo se não tiver ninguém tenta ir sozinha mesmo, usa esse tempo para por os pensamentos em ordem, para fazer planos. Para pensar nos seus objetivos, traçar metas e ver como alcançá-las. Use esse tempo pra vc. Vale também levar o cachorro, o filho pequeno no carrinho.
            Resumindo não tem desculpa, vamos caminhar porque é a melhor coisa que tem!
            O maior beneficio é o bem que faz pra mente, você volta mais leve, mais alegre, com o tempo a gente não quer mais parar.
            Só não vamos esquecer de usar uma roupa confortável, um tênis que não machuque nem de bolhas e carregar a garrafinha de água do lado, para estar sempre se hidratando.
            Eu morro de vontade de correr, mas com o meu peso e o meu condicionamento não corro nem pra pegar o ônibus, mas o meu objetivo é disputar a prova dos 10 km da Tribuna que tem todos os anos.
            E para conseguir isso eu to fazendo a bendita da caminhada para poder me preparar. Então no inicio tem que ir com calma, primeiro porque o joelho reclama, é muito peso para o pobrezinho ter que agüentar e fora que o fôlego ta péssimo! To na primeira semana, então vou até onde dá, tenho feito em média uns 40 minutos, que dá uns dois, três quilômetros (depois confirmo com o meu marido quanto é certinho).
            Cada uma vai fazendo até onde da, mas tentando ao maximo fazer pelo menos os trinta minutos, eu to indo praticamente todo dia, essa semana só não fui na quinta feira mas em compensação fui pro mercado (o que é uma bela caminhada!), que por sinal só comprei coisas boas. Nada de bolacha, docinhos nem meu tão amado queijo mussarela eu comprei, fui de queijo branco (que também tem seu valor, eu tenho que admitir).
            De poquinho em pouquinho eu vou trocando td, comprei arroz integral tmb; que confesso que eu gosto, só não comprava antes pq ninguém queria comer além de mim, mas Maridinho para me apoiar vai ter que comer o que eu como! (e também ta precisando perder uns quilinhos).
           Por enquanto isso, qualquer novidade coloco mais tarde. 
Bjinhos
           

sexta-feira, 9 de março de 2012

Um pouquinho de mim

Oi gente, vou falar um pouco de mim agora.
Eu sempre fui "gordinha", desde pequena. Nunca gostei de ser assim, obviamente. No principio só me vestia de camiseta e short. Não tinha vontade de me arrumar, de sair, vontade de nada; isso acabou fazendo com que eu acabasse me retraindo. Conforme fui ficando mais velha comecei a me sentir pior, via minha amigas magras, desfilando em belas roupas, sempre bem arrumadas e eu sempre do mesmo jeito. Com 15 anos eu comecei a fazer judô e achei que isso ia me ajudar a emagrecer, já que eu treinava pra caramba, mas tinha uma rotina puxada e não tinha tempo de comer e ai descobri que ficar sem comer não emagrecia e sim deixava vc com gastrite nervosa. 
Nesta época pelo menos passei a ser um pouco mais vaidosa, mesmo assim ainda era dificil já que tinha dificuldades em achar roupa para o meu tamanho.
Mais velha fui tentando me reeducar, comer direito, mas problemas emocionais não me permitiram seguir em frente.
Consegui emagrecer bastante por duas vezes, porém com ajuda de remedios. Não me arrependo de ter tomado, graças a Deus não tive nenhum efeito colateral e me ajudou muito. O unico problema foi quando eu parei, ai estragou td. Engordei de novo. 
Nos ultimos tempos as coisas foram ficando pior, nunca tive esse peso e isso começou a afetar a minha saúde. Hoje emagrecer não é só uma razão estética e sim de saúde.
Estava pensando em fazer a tal de cirurgia de redução de estomago, confesso que já tinha aceitado, fui falar com o médico e ele decidiu por eu tentar essa ultima vez. Como o meu caso já é bem grave ele me indicou medicação,reeducação alimentar e atividade fisica.
Confesso (novamente) que no inicio me sentia mal em tomar remedio, parecia uma traição a minha profissão e em tudo que eu acredito, porém agora estou vendo as coisas com outros olhos; minha saúde depende disso, já estou com pressão alta e preciso fazer uma bateria de exames (que não fiz ainda porque to com medo dos resultados), então porque não me utilizar de mais esse meio, se ele pode me ajuda?!
O remedio sozinho não faz milagre, assim como a cirurgia, portanto tudo depende também do meu esforço e determinação. Não vou me sentir menor do que os outros por ter que usar esse metodo.
Mas dou os parabéns para quem consegue só comendo direito e com atividade fisica.
Falando em atividade física, mais tarde vou fazer minha caminhada diária; quer dizer não tão diária porque ontem eu não fui. 
No momento é só o que dá pra eu fazer, não aguentado fazer exercicios mais intensos, mas duas vezes por semana faço musculação também
Fiquem a vontade para comentar.
Bjos e até amanhã
 

Reeducação Alimentar

            A reeducação alimentar não é nenhum bicho de sete cabeças, nada que nós não possamos fazer. Não precisa morrer de fome, deixar de comer chocolate (ai que delicia), nem pizza, nem qualquer outra coisa que a gente adore. Podemos comer tudo isso se seguirmos uma formula mágica, um truque milagroso que permite nos deliciarmos e não ficarmos imensas e hoje eu como; sou uma pessoa muiiiito boa vou contar a vocês esse segredo.
      Preparadas para a grande revelação: É SÓ COMER MODERADAMENTE!!!!
     Na verdade isso não é nenhum segredo e nenhum milagre, o problema é que  a maioria de nós (incluindo eu!) não sabemos fazer isso e ai enfiamos o pé na jaca!
      A base da reeducação alimentar é simples: comer moderadamente, dividindo as refeições em pequenas parcelas (café da manha, lanche da manha, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), com isso dividindo também as calorias ingeridas. Comeu de mais no almoço, pega leve na próxima refeição.
            Fazendo tudo isso direitinho da pra comer aquela pizza no fim de semana, mas não a pizza inteira, também da pra escolher um sabor não muito calórico. Dá pra comer de tudo, é só saber equilibrar a quantidade, escolher opções mais saudáveis. E vamos ser feliz comendo direito sim!
            Dietas restritivas ou milagrosas em busca de um corpo perfeito só prejudicam a sua saúde e pior quando você vê que não agüenta mais tanta restrição para comer e volta a sua alimentação normal, todo o peso que você perdeu anteriormente volta e normalmente acompanhado de mais alguns de brinde.
            E é ai que entra a tal da reeducação alimentar, com ela se aprende a escolher o que é mais importante para se manter bem e saudável. É uma solução que tem que ser levada pra vida inteira e não como mais uma dieta que se faz apenas para conseguir perder alguns quilinhos, após perdidos acabou e volta a boa vida de besteiras. A reeducação alimentar é pra vida inteira, por isso tem esse nome, se não seria mais uma dieta qualquer. Com ela não vai ter o risco de depois de ter alcançado o tão sonhado corpinho estragar tudo por voltar para uma rotina desregrada.
            Sabemos que não da pra mudar tudo de um dia para o outro mas vá mudando pequenas coisas no seu dia a dia, introduzindo mais alimentos saudáveis, trocando os pães brancos por integrais, assim como o arroz também, coma mais frutas, deixe o refrigerante só para o fim de semana. Faça substituições saudáveis, e se de repente um dia sofreu um pequeno deslize (comeu metade de um bolo de chocolate com aquele sorvete maravilhoso de creme!) não se julgue, afinal já dizia o ditado errar é humano. Continue tentando, o mais importante é não desistir. Depois de um tempo você nem fará questão de ingerir certos alimentos e já terá mudado todo o seu cardápio.
            Coma moderadamente e somente o necessário. “ Coma para viver, não viva para comer.”
            Faça dela uma filosofia de vida, aprenda a comer,  faça com que sua família mude também, pois assim além de você não correr o risco de voltar para aquela vida você ainda vai estar ajudando todo mundo a não ter o mesmo problema que você. Evitando também doenças. Uma vida mais saudável nos leva pra longe.
            Olha essas dicas básicas para gente começar uma alimentação mais saudável:

1. Reduza a quantidade dos alimentos ingeridos
2. Diminua o sal
3. Faça refeições pequenas em vários momentos do dia
4. Monte um prato bem colorido
5. Evite gorduras e açúcares
6. Coma muitas fibras
7. Consuma vitaminas C e E
8. Aumente a ingestão de peixe e linhaça
9. Prefira carboidratos complexos, como pães, bolos, biscoitos, macarrão e arroz feitos com farinha integral

         Faça substituições dos alimentos perigosos para a saúde por outros benéficos e saudáveis.

  •  substitua a carne vermelha pela carne branca (frango, peru etc.)
  •  Substitua o açúcar refinado por frutas, adoçantes artificiais.
  •  Substitua a manteiga pelo óleo de soja ou azeite de oliva.
  •  Substitua doces, bombons por frutas.
  •  Substitua massas por verduras e legumes,
  •  Substitua refrigerantes, sucos artificiais por sucos naturais.
  •  Substitua alimentos fritos pelos cozidos.
  •  Substitua alimentos cozidos por crus quando possível.
  • Substitua o leite integral pelo desnatado.
  • Substitua a cerveja e bebidas alcoólicas pelo vinho.
            Uma dica muito importante é beber bastante água, confesso que eu mesmo não sou muito fã deste liquido mas comecei a tomar porque sem ela a gente não vive, prefiro beber Bonafonti (olha a propaganda) , não sei porque mais acho o gosto melhor. Valem outros liquidos também suco natural, chá, água de coco (que delicia), só não vale refrigerante, Milk shake...
         Vamos tentar comer as coisas refogadas, assadas, cozidas, gralhadas; evitar ao maximo frituras. Troque o óleo de soja por óleo de canola, de gérmen de cereais e azeite de oliva sempre que puder.
         E claro de vez em quando ceda as tentações, mas como eu já expliquei anteriormente vai com calma. Se tem festa de noite, coma coisas mais leve durante o dia. Sempre que for comer uma coisa mais calórica diminua nas outras refeições e assim vamos conquistar nosso objetivo.
     Ah e também não se esqueçam tem que fazer exercício, se não as calorias consumidas vão ficar acumuladas e de nada vai adiantar comer direito. Pelo menos 30 minutos por dia. Próximo post vamos falar mais sobre exercícios.
            Beijos e até mais tarde com o resumo do dia.




quinta-feira, 8 de março de 2012

Falando um pouco de Obesidade

OBESIDADE

A obesidade é uma doença causada por acumulo excessivo de gordura corporal associada a problemas de saúde.
            O organismo humano é resultado de diferentes interações entre seu patrimônio genético ( herdado de pais e familiares) e o ambiente em que vive (social, econômico e educativo). A obesidade resulta dessas interações, que se destacam os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Com isso presumisse que filhos de pais obesos terão mais riscos de ter obesidade, assim como determinadas mudanças sócias estimulam o aumento de peso em um grupo de pessoas.
O aumento de peso esta ligado ao aumento da ingestão de calorias e um gasto inferior ao numero ingerido.
            As pessoas obesas tem limitações de movimento, as vezes podem ser contaminados por fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura. Podem ter sobrecarga na coluna e membros inferiores, também pode ser fator de risco para vários distúrbios e doenças podendo assim ter uma diminuição na sua sua expectativa de vida, como por exemplo:

Doenças
Distúrbios
Hipertensão arterial
Distúrbios lipídicos
Doenças cardiovasculares
Hipercolesterolemia
Doenças cérebro-vasculares
Diminuição de HDL ("colesterol bom")
Diabetes Mellitus tipo II
Aumento da insulina
Câncer
Intolerância à glicose
Osteoartrite
Distúrbios menstruais/Infertilidade
Coledocolitíase
Apnéia do sono

            Inicialmente o diagnóstico da obesidade é feito pelo calculo de IMC ( índice de massa corpórea) que é calculado pela formula:  peso divido pela a altura ao quadrado, o resultado é verificado em uma tabela que informa se a pessoa tem ou não obesidade.
 
IMC ( kg/m2)
Grau de Risco
Tipo de obesidade
18 a 24,9 
Peso saudável
Ausente
25 a 29,9 
Moderado
Sobrepeso ( Pré-Obesidade )
30 a 34,9 
Alto 
Obesidade Grau I
35 a 39,9
Muito Alto
Obesidade Grau II
40 ou mais
Extremo 
Obesidade Grau III ("Mórbida")

            Ainda existe também uma preocupação com a relação do tamanho referente a cintura –quadril do individuo que é considerado um indicador de risco.


Risco Aumentado
Risco Muito Aumentado
Homem 
94 cm
102 cm
Mulher 
80 cm
88 cm

Ainda é realizado uma avaliação médica que vai verificar o histórico do paciente e exames clínicos detalhados, para que assim o médico possa saber  quais as causas do distúrbio. Se o médico avaliar que o caso é só obesidade será feito alguns exames clínicos como por exemplo: hemograma, glicemia de jejum, colesterol. No caso de o caso não ser de somente obesidade e incluir mais alguma doença como hipertensão ou qualquer outra doença cardiovascular, serão pedidos exames mais específicos para que se possa fazer as recomendações médicas
O médico poderá identificar também que em alguns casos os pacientes sofreram alguns abalos emocionais e assim podem precisar de acompanhamento psicológico.
Na criança e no adolescente, os critérios diagnósticos dependem da comparação do peso do paciente com curvas padronizadas, em que estão expressos os valores normais de peso e altura para a idade exata do paciente.
O mais importante é que para qualquer tratamento contra este problema deverá haver acompanhamento especializado, de preferencia multidisciplinar (nutricionista, endocrinologista, educador físico), porque muitas vezes poderá estar acompanhado de outras doenças.
A reeducação alimentar é um dos pilares do tratamento da obesidade que acompanhado da atividade física se torna completo. O uso de medicação é indicado apensa em casos extremos e só quando receitado por um medico especializado.
A alimentação é divida em seis pequenas refeições por dia bem balanceadas, contendo carboidratos, gorduras (boas), proteínas, entre outros.
Dietas muito restritivas, ou que proíbem o consumo de um ou outro alimento ( como a dieta da proteína ou qualquer outro alimento) ou dietas liquidas não são indicadas pois acabam prejudicando ainda mais o metabolismo e a saúde da pessoa..
      Os exercícios tem uma serie de benefícios para o obeso, principalmente quando se tratam na queima da gordura excessiva, além de melhora a auto estima. É indicado a se começar com pelo menos 30 a 40 minutos de atividade pelo menos 3 vezes por semana. No caso dos obesos, é indicado inicialmente a caminhada pois eles geralmente não agüentam uma atividade mais intensa, tudo isso sendo supervisionado por um profissional habilitado.


fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303  adaptado por Dnha Macedo
Bom dia, estou mto feliz com todas as visualizações que tive de ontem pra hj. Obrigado a todos pelo apoio, venham sempre visitar, terão sempre coisas boas para serem lidas. Deixem comentários, façam perguntas, coloquem sua opinião, deem dicas. Sintam-se em casa.
Até segunda eu vou colocar uma ordem aqui, explicar como vai funcionar, o que vai conter.
Primeiramente, assim que possivel, eu vou colocar uma foto minha de corpo inteiro (que medo!) com as minha medidas e tudo mais que me mata de vergonha. Nem sei como vou ter coragem de dividir isso com vocês, mas quem sabe assim vai dar certo.
Vou deixar agendado para que toda a segunda-feira eu faça uma atualização de peso e medidas para poder acompanhar a evolução ou as derrapadas.
Basicamente, toda a noite ou fim de tarde eu posto como foi minha rotina do dia, o que eu comi, o que eu fiz de atividade. Juro que serei honesta, independente se eu fiz certo ou errado.
Pretendo colocar tmb informações sobre obesidade, alimentação saudavel, dicas de exercicios (afinal sou educadora física né?) e mto mais.
Logo mais vou explicar o que é obesidade... Aguardem, vou fazer umas pesquisas para pegar excelentes informações.
Até mais

quarta-feira, 7 de março de 2012

Inicialmente eu quero me apresentar...
Meu nome é Dnha, sou formada em Educação Física mas no momento trabalho como teleoperadora. Tenho 26 anos, sou casada e peso 128 quilos...
Por causa desse peso eu não me sinto a vontade de excercer minha profissão; afinal de contas que aluno vai acreditar em um professor que é o obeso né?
Tento emagrecer a muitos anos, consegui algumas vezes porém voltei a engordar muitas outras. 
Tenho certeza que o que não me permitiu emagrecer das vezes anteriores foi a falta de determinazação, pois eu sempre desistia na primeira dificuldade.
Mas agora eu vejo tudo com outros olhos, hoje eu percebo que eu preciso emagrecer não só pela imagem que eu vejo no meu espelho mas sim porque a minha saúde esta sendo prejudicada, estou tendo que deixar a profissão que eu tanto amo de lado. Eu não quero mais deixar de viver porque eu esqueci de mim, pois simplesmente foi isso o que houve. Eu me esqueci de mim, esqueci de me cuidar e principalmente esqueci de me amar. Agora eu quero mudar tudo isso e por esse motivo resolvi escrever esse blog, vi muitos exemplos de outras pessoas que foram muito mais longe no seu processo de emagrecimento com o apoio de um blog e é claro com as pessoas que o frequentam.
Eu quero ajudar a mim e aos outros com as minhas experiências. Quero relatar aqui todas as minha vitórias, derrotas, tropeços, conquistas; ouvir as experiências dos outros. 
Aqui eu vou me sentir a vontade para desabafar, para ouvir desabafos. Sintam-se a vontade para falar o que quiserem, para dividir, para somarmos os nossos esforços. Juntos podemos tudo... 

terça-feira, 6 de março de 2012

Post de teste só para ver como fica, logo mais informações sobre mim e objetivo do blog!!!!