Meta: Pesar 70kg

sexta-feira, 9 de março de 2012

Reeducação Alimentar

            A reeducação alimentar não é nenhum bicho de sete cabeças, nada que nós não possamos fazer. Não precisa morrer de fome, deixar de comer chocolate (ai que delicia), nem pizza, nem qualquer outra coisa que a gente adore. Podemos comer tudo isso se seguirmos uma formula mágica, um truque milagroso que permite nos deliciarmos e não ficarmos imensas e hoje eu como; sou uma pessoa muiiiito boa vou contar a vocês esse segredo.
      Preparadas para a grande revelação: É SÓ COMER MODERADAMENTE!!!!
     Na verdade isso não é nenhum segredo e nenhum milagre, o problema é que  a maioria de nós (incluindo eu!) não sabemos fazer isso e ai enfiamos o pé na jaca!
      A base da reeducação alimentar é simples: comer moderadamente, dividindo as refeições em pequenas parcelas (café da manha, lanche da manha, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), com isso dividindo também as calorias ingeridas. Comeu de mais no almoço, pega leve na próxima refeição.
            Fazendo tudo isso direitinho da pra comer aquela pizza no fim de semana, mas não a pizza inteira, também da pra escolher um sabor não muito calórico. Dá pra comer de tudo, é só saber equilibrar a quantidade, escolher opções mais saudáveis. E vamos ser feliz comendo direito sim!
            Dietas restritivas ou milagrosas em busca de um corpo perfeito só prejudicam a sua saúde e pior quando você vê que não agüenta mais tanta restrição para comer e volta a sua alimentação normal, todo o peso que você perdeu anteriormente volta e normalmente acompanhado de mais alguns de brinde.
            E é ai que entra a tal da reeducação alimentar, com ela se aprende a escolher o que é mais importante para se manter bem e saudável. É uma solução que tem que ser levada pra vida inteira e não como mais uma dieta que se faz apenas para conseguir perder alguns quilinhos, após perdidos acabou e volta a boa vida de besteiras. A reeducação alimentar é pra vida inteira, por isso tem esse nome, se não seria mais uma dieta qualquer. Com ela não vai ter o risco de depois de ter alcançado o tão sonhado corpinho estragar tudo por voltar para uma rotina desregrada.
            Sabemos que não da pra mudar tudo de um dia para o outro mas vá mudando pequenas coisas no seu dia a dia, introduzindo mais alimentos saudáveis, trocando os pães brancos por integrais, assim como o arroz também, coma mais frutas, deixe o refrigerante só para o fim de semana. Faça substituições saudáveis, e se de repente um dia sofreu um pequeno deslize (comeu metade de um bolo de chocolate com aquele sorvete maravilhoso de creme!) não se julgue, afinal já dizia o ditado errar é humano. Continue tentando, o mais importante é não desistir. Depois de um tempo você nem fará questão de ingerir certos alimentos e já terá mudado todo o seu cardápio.
            Coma moderadamente e somente o necessário. “ Coma para viver, não viva para comer.”
            Faça dela uma filosofia de vida, aprenda a comer,  faça com que sua família mude também, pois assim além de você não correr o risco de voltar para aquela vida você ainda vai estar ajudando todo mundo a não ter o mesmo problema que você. Evitando também doenças. Uma vida mais saudável nos leva pra longe.
            Olha essas dicas básicas para gente começar uma alimentação mais saudável:

1. Reduza a quantidade dos alimentos ingeridos
2. Diminua o sal
3. Faça refeições pequenas em vários momentos do dia
4. Monte um prato bem colorido
5. Evite gorduras e açúcares
6. Coma muitas fibras
7. Consuma vitaminas C e E
8. Aumente a ingestão de peixe e linhaça
9. Prefira carboidratos complexos, como pães, bolos, biscoitos, macarrão e arroz feitos com farinha integral

         Faça substituições dos alimentos perigosos para a saúde por outros benéficos e saudáveis.

  •  substitua a carne vermelha pela carne branca (frango, peru etc.)
  •  Substitua o açúcar refinado por frutas, adoçantes artificiais.
  •  Substitua a manteiga pelo óleo de soja ou azeite de oliva.
  •  Substitua doces, bombons por frutas.
  •  Substitua massas por verduras e legumes,
  •  Substitua refrigerantes, sucos artificiais por sucos naturais.
  •  Substitua alimentos fritos pelos cozidos.
  •  Substitua alimentos cozidos por crus quando possível.
  • Substitua o leite integral pelo desnatado.
  • Substitua a cerveja e bebidas alcoólicas pelo vinho.
            Uma dica muito importante é beber bastante água, confesso que eu mesmo não sou muito fã deste liquido mas comecei a tomar porque sem ela a gente não vive, prefiro beber Bonafonti (olha a propaganda) , não sei porque mais acho o gosto melhor. Valem outros liquidos também suco natural, chá, água de coco (que delicia), só não vale refrigerante, Milk shake...
         Vamos tentar comer as coisas refogadas, assadas, cozidas, gralhadas; evitar ao maximo frituras. Troque o óleo de soja por óleo de canola, de gérmen de cereais e azeite de oliva sempre que puder.
         E claro de vez em quando ceda as tentações, mas como eu já expliquei anteriormente vai com calma. Se tem festa de noite, coma coisas mais leve durante o dia. Sempre que for comer uma coisa mais calórica diminua nas outras refeições e assim vamos conquistar nosso objetivo.
     Ah e também não se esqueçam tem que fazer exercício, se não as calorias consumidas vão ficar acumuladas e de nada vai adiantar comer direito. Pelo menos 30 minutos por dia. Próximo post vamos falar mais sobre exercícios.
            Beijos e até mais tarde com o resumo do dia.




3 comentários:

  1. Dinha, a Thaty ta acompanhando todo o meu esforço a meses, e meus resultados tbm, continue assim que vai ser um sucesso. Uma dica do meu médico e que eu adquiri é viver tomando suco limão com adoçante, e nesse calor ajuda bastante, alem da água é claro.

    ResponderExcluir
  2. Olá, pois é, espero que vc consiga atingir os seus objetivos, mta força de vontade e fé que o melhor ainda está por vir!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Desse jeito também vou ficar magrinho! huahuahu

    ResponderExcluir